segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

LAGUNA/SC.e TORRES/RS

Retornando para Porto Alegre, em passagem por Laguna, subimos os 126m. de altura do Morro da Glória, ponto mais alto da cidade, para fotografar os Molhes da Barra, junção do mar com as lagoas e o rio Tubarão.De passagem por Torres, visitamos o Morro do Farol, onde registramos uma vista da Praia da Guarita e a prática dos aficionados em ventomania. Sempre tive dúvidas sobre a diferença entre paraglider e parapente. Soube, então, que são a mesma coisa. Paraglider vem do inglês e parapente, do francês. Fomos convidados a fazer um vôo em direção ao alto mar,como passageiros, ao preço de R$ 80,00. Faltou coragem! 





                                                                              

domingo, 26 de dezembro de 2010

FLORIANÓPOLIS E LAGUNA/SC.





Em nossa viagem a Balneário Camboriú, passamos por Florianópolis e Laguna. Na Ilha de Santa Catarina, além de percorrer o calçadão, no centro da capital, visitamos o presépio montado na Praça XV de Novembro, onde fotografei um anjo, componente do cenário natalino, motivado pelo belo trabalho artesanal que o caracterizou. No Mercado Público, que exerce um magnetismo nas pessoas que por lá transitam, registrei em foto, o Box 32, famoso por suas especiarias, onde tomamos um gostoso café e, na área de pescados, um atum recém exposto, com mais de 50kg, nos surpreendeu. Na área próxima ao Mercado, o monumento representando os Bilros, instrumentos de madeira utilizados pelas rendeiras, na confecção de seus belos trabalhos, cada vez mais raros, no presente, ocasionou uma foto.  

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BALNEÁRIO CAMBORIÚ À NOITE ( I I I )

O calçadão da avenida Atlântica, à noite, no período que antecede o Natal, é um espetáculo de luzes e sons.Seja pelo gigantesco Papai-Noel, na Praça Tamandaré ou pelas lojas e restaurantes com suas luminárias cintilantes, a vibração de Camboriú depois que o sol se põe, sofre uma mudança. É um mundo à parte. A avenida Brasil, com seus imensos prédios, o centro nervoso que liga a avenida à praia, converte-se num palco onde jovens turistas paraguaios se divertem, eles, travestidos de mulheres, elas, personificando figuras masculinas, dão um verdadeiro show com seu ruidoso desfile pelas ruas centrais da cidade.Acontecimento que se repete, ano a ano, com a crítica dos mais conservadores e com o agrado de outros, pelo humor que desperta, termina por ser aceito por todos.






                                                                              

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BALNEÁRIO CAMBORIÚ-( I I )

Entre as belezas naturais de Camboriú, destaco o Pontal Norte, com seu deque, local para um belo passeio, de onde se tem uma bela vista da cidade e de sua orla. Subindo pela Estrada da Rainha, acessamos o Morro do Careca, com um cenário privilegiado. De um lado, a extensão da Praia Central, guardando alguma semelhança com Copacabana, de outro, a Praia do Buraco. Depois de admirar os canteiros de flores que se multiplicam no calçadão, tão bem cuidado pela administração local, fotografamos a Ilha das Cabras, num final de tarde, quando o sol acaricia com seus raios aquela dádiva que  Camboriú recebeu da natureza.   




                                                                             

Balneário Camboriú-Dezembro-2010

Olá Amigos. Prosseguindo em meu diário de viagens, farei alguns comentários sobre o período passado em Camboriú/SC., durante o mês de dezembro de 2010. Nossa estada coincidiu com a abertura da temporada de verão 2010/2011 e com os festejos natalinos. Como observarão nas fotos, um enorme Papai-Noel robotizado, com altura aproximada de um prédio de seis andares, foi montado na Praça Tamandaré, junto ao Centro, encantando crianças e adultos. Junto a ele, um presépio e um palco onde, à noite,  foram realizados vários eventos musicais.No Pontal Norte da praia, um grande pinheiro natalino contrastava com os espigões construidos no Balneário. No dia 11, um longo trecho da orla foi tomado por barracas armadas para o Encontro de Amigos, que se realiza anualmente no local. Catarinenses, gaúchos, argentinos e uruguaios comemoram a entrada do verão, caprichando em sua gastronomia, conforme mostram as fotos. Muita música ao vivo, cerveja e caipirinha regaram a festa que prosseguiu até o anoitecer revelando o congraçamento entre os participantes.