quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ANA RECH (III)-Presépio de Rolhas

Merece ser visitado em Ana Rech, o Presépio de Rolhas. Construido pela Família Molin, na verdade não é apenas um presépio, mas sim  reprodução do cotidiano de uma pequena cidade do interior. Com 35 mil rolhas, distribuidas em 30 metros de extensão, as miniaturas retratam uma igreja, um trem em movimento, serrarias, moinhos, um presídio, uma olaria e muito mais. Com a iluminação e o movimento de construções motorizadas, o autor dá uma idéia da dinâmica da cidade, valorizando o cenário. Vale a pena  apreciar, principalmente à noite, pois o efeito das luzes torna o local um ambiente encantador. Anexo algumas das fotos.





                                                                                  

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ANA RECH- II

Além de admirar a arquitetura das casas, que preserva a cultura italiana e suas tradições, dá imenso prazer caminhar pelas ruas de Ana Rech e respirar o perfume das flores dos jardins coloridos, tão bem cuidados pelos seus moradores.




                                                                                

ROTA DO SOL- Ana Rech/RS.

Deixando Tainhas, seguimos rumo a Caxias do Sul. A partir de Lajeado Grande, o asfalto está bastante sofrido. Optamos por acessar Ana Rech, à direita da estrada, onde pernoitamos. Conhecida como Vila dos Presépios, é uma Região Administrativa de Caxias. Ficamos num hotel que conheci em minha infância. Construido nos anos quarenta, foi reformado, mantendo sua orignalidade arquitetônica. É cercado por araucárias centenárias, algumas cobertas de parasitas vicejantes que parecem vestir seus troncos de folhas verdes, tornando-as ainda mais bonitas.


                                                                           

ROTA DO SOL/RS- II-Itati a Tainhas

Seguimos viagem até Tainhas(Aratinga). Paramos junto aos Túneis de Transposição onde existe um refúgio e estacionamento para veículos. O cenário é deslumbrante. Apreciamos a beleza da Serra do Pinto, com seus paredões, fotografando, lá embaixo, a estrada que percorremos, serpenteando os morros. Ao seguir viagem, divisamos, pelo lado direito, o verde das matas e, à esquerda, os campos de cima da serra




                                                                                 
.    

ROTA DO SOL/RS-DICAS DE VIAGEM

Saimos de Terra de Areia, no litoral do Estado, em direção a Itati. Aproximadamente 12 km. foi nosso percurso. Ali está  a Reserva Biológica Estadual- Mata Paludosa, onde banhados, nascentes e arroios são elementos que protegem os recursos hídricos naturais, bem como exemplares  da flora e fauna. Anexo algumas fotos para ilustrar a primeira etapa do passeio.