segunda-feira, 28 de outubro de 2013

XX CAMPEONATO MUNDIAL DE ATLETISMO MASTER- (FINAL)

A PREMIAÇÃO: Difícil colocar fotos de todos os premiados no campeonato citado. Alguns, entretanto, consegui fotografar, vibrando com a entrega de suas medalhas. Rostos jovens, outros nem tanto, mas fisionomias retratando imensa  satisfação pela conquista dos troféus tão merecidos. Idosos transparecendo o alto astral contagiante, passando a todos que assistiram no todo ou em parte, as etapas do evento, um  recado para a juventude, motivando, com seu exemplo a que revejam seus conceitos e valores sobre a vida. Muitos vieram de países tão distantes do Brasil, retornando com medalhas em seu peito.Elas simbolizam não apenas as vitórias conquistadas mas a possibilidade que eles tiveram de conhecer Porto Alegre e receber o acolhimento que os gaúchos, em sua maioria procuraram dar a esses atletas que coloriram nossa cidade com seus uniformes, suas bandeiras mas principalmente por sua simpatia    
                                                                        NO PÓDIO 
                                                                         
As atletas do México.

Os representantes da Venezuela.

As "Meninas" da Alemanha.

O Brasil e suas competentes atletas.

Os Estados Unidos

Um casal de chineses de Taipé, capital e maior cidade da República da China, ao norte da ilha de Taiwan, tendo ao meio, uma gaúcha, por acaso minha esposa.

HOMENAGEM ESPECIAL:Finalizando, minha homenagem a Sadao Tabira, Representou o Japão.Com oitenta anos, disputou várias categorias, ganhando seis medalhas, sendo 3 de ouro,duas de prata e uma de bronze. Tinha 12 anos quando foi lançada a bomba atômica sobre Nagasaki e sua participação nas várias Olimpíadas em que tem se consagrado é dedicada aos japoneses mortos na ocasião. ( Foto extraída do Jornal Correio do Povo). 

AINDA O XX CAMPEONATO MUNDIAL DE ATLETISMO MASTER -III-

No pavilhão de esportes, os organizadores destacaram um espaço onde ficaram expostas as fotos do evento. Ali, o fluxo de participantes era grande, buscando localizar o registro de sua participação, nas fotografias expostas no local. Nas paredes do pavilhão muitas bandeiras dos países representados decoravam o ambiente. 
                                                                      



Na área externa, alguns participantes do evento procuravam comercializar camisetas e artigos de seu país de origem, visando com isso, auxiliar em suas despesas de viagem.

XX CAMPEONATO MUNDIAL DE ATLETISMO MASTER EM PORTO ALEGRE -II-

O último mundial do gênero, foi em Sacramento, na Califórnia. Pela primeira vez é realizado na América do Sul e Porto Alegre representou um teste para a Copa do Mundo, pois mais de 4 mil atletas estiveram presentes.Ocorreram algumas falhas mas os participantes no evento fizeram história, apesar do número insuficiente de intérpretes, o que não permitiu que muitos conhecessem os belos recantos que nossa cidade oferece ao visitante. Em recente viagem à Europa, organizei  um elenco de palavras e frases para enfrentar o problema do idioma. Não resolveu de todo mas ajudou em muito. Acho que o estrangeiro que vem ao Brasil deveria fazer algo semelhante. Voltando ao evento, junto algumas fotos.
                                                                      
Americanos posando para foto.

Atleta em busca de sua medalha.

França presente.

Peruanos preparando-se para a largada.

Venezuelanos passando o bastão...

Da Itália, da Colômbia e outras atletas, prontas para a corrida.

Massagistas atendendo os atletas lesionados.

XX CAMPEONATO MUNDIAL DE ATLETISMO MASTER EM PORTO ALEGRE

Para orgulho e alegria dos moradores do Bairro Menino Deus, (eu inclusive), o CETE, localizado na Rua Gonçalves Dias, sediou, junto a outros parques esportivos de Porto Alegre,o evento acima, no qual participaram representantes dos cinco continentes. Com algumas ressalvas, em especial a ganância de alguns taxistas, aplicando preços abusivos aos atletas e os poucos intérpretes existentes, o festival de etnias oportunizou um encontro e troca de experiências muito interessante. Um painel e uma moldura permitiram maior riqueza nas fotos tiradas pelos participantes Repasso algumas fotos aos amigos.

Uma atleta de origem germânica,pensativa, aguarda o resultado do desempenho de seu companheiro.

Uma japonesa atenta a uma das etapas.

Uma bela loira, acompanhada de um atleta da Africa do Sul dá o colorido à arquibancada.

Um venezuelado preocupado com o desempenho de seus colegas...

Um grupo de húngaros revisa suas fotos.

Um casal de suecos conversa a respeito do evento.

No Blog seguinte,amplio a "reportagem".
  

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FOIX-( FRANÇA) -A cidade esquecida

Não é que me esqueci, amigos! No longo roteiro percorrido desde Paris até Lisboa, deixei de mencionar uma pequena cidade de nome FOIX. É um antigo condado, hoje uma comuna francesa na região dos Médios-Pirineus. Ali foi construído, no século XI, o Castelo dos Condes. Posto algumas fotos do  local, como registro de nossa passagem. Incluí duas abordagens de um Café onde estivemos, tendo em vista a originalidade da decoração de seu interior.  

                                                                          





domingo, 13 de outubro de 2013

PARIS- DICAS PARA O VIAJANTE

Se você curte caminhadas, como eu, vou dar uma dica de passeio que eliminará custo significativo a ser pago a uma operadora que realiza tours na cidade-luz. Todos os hotéis de Paris, fornecem um Mapa Padrão da cidade e as linhas de Metrô. Tome um deles e vá até a Torre Eiffel. Aprecie a torre, os Champs de Mars ao lado. Bem próximo dali está o Palais de Chaillot. Cruze a passagem entre os dois blocos e siga pela Av. Kleber até o Arco do Triunfo.(São sete quadras).Admire e fotografe o Arco e depois siga pela Av. Champs Elisses em direção à Place de La Concorde. ( São  2km). Em seu percurso, visite galerias, lojas  e em suas travessas encontrará restaurantes com preços variados. Almoce e depois siga pela Avenida. Encontrará Parques (Promenades). Num deles à esquerda e ao fundo, está o Palácio Presidencial com seu portal dourado. Retorne à Champs Elysees e ande mais um pouco. Estará na Place de La Concorde. Bata suas fotos e cruze o Portão de Entrada para o Jardin des Tulleries. Curta o Jardim, sente-se em cadeiras confortáveis junto aos pequenos lagos (sem custo), se quiser coma um delicioso crepe francês ali disponível (bem diferente dos nossos). Descansou? Ande mais 200 metros e estará no Museu do Louvre. Você terá conhecido vários pontos turísticos, com um custo mínimo. Veja bem. Esta dica é para quem costuma fazer caminhadas. Se não é seu caso, os ônibus turísticos, ao preço médio de 40 euros,são uma opção. Obs.importante: Cuidado com as carteiristas( Na maioria, em Paris, são jovens mulheres e até adolescentes que batem carteiras, utilizando técnicas aprimoradas). Não use sua carteira no bolso traseiro. Se for mulher,mantenha sua bolsa sempre junto ao corpo e não deixe na cadeira, nos restaurantes. Euros e passaportes são visados pelos(as) punguistas Abaixo, postei mapa orientando o passeio. Aproveite.Paris é um sonho a ser vivido.. 

                                                                           


sábado, 12 de outubro de 2013

LISBOA - A DESPEDIDA -

Último dia de nosso tour por Lisboa. Com alguma dificuldade, a partir do elevador panorâmico do hotel onde nos hospedamos, captei imagem do antigo aqueduto da cidade. À noite, como já fizemos em outra ocasião, jantamos na Doca de Alcântara, sob a Ponte 25 de Abril, no Cais do porto.É local que não deve ser excluido ao visitar Lisboa. Diferente de Puerto Madero, em Buenos Aires, a Doca manteve seus armazéns, restaurando-os e construindo ali vários restaurantes com deques voltados para o Tejo e suas Marinas.Amplamente iluminado, pode-se frequentar o local com toda a segurança. As opções de cardápio estão centradas principalmente em frutos do mar, mas existem algumas variantes. Ah não podia sair de Lisboa sem registrar uma mensagem do poeta maior de Portugal.

                                                                     




LISBOA- O RETORNO -II -

Ao cruzar pelo Arco da Rua Augusta, no Paço do Comércio, ingressamos num cenário já conhecido, mas que se renova a cada olhar. Finas lojas, restaurantes, confeitarias e, logo ali, o Elevador da Justa, um dos pontos turísticos preferidos pelos turistas, bem como a Praça do Rocio.

                                                                   





LISBOA- O RETORNO

Cidade que foi nossa porta de entrada na Europa e que visitamos pela terceira vez, afirmo que ainda não perdeu seu encanto.A Torre de Belém continua sendo o cartão-postal da cidade, os pastéis de Belém, a prova inequívoca de que os lusitanos sabem adocicar nossa vida de várias formas, motivando-me, inclusive a fotografar até a toalete da Fábrica de pastéis para revelar o capricho e bom gosto de nossos irmãos portugueses.A escultura de Fernando Pessoa continua atraindo clientes no Café a Brasileira, bem como os "elétricos" que circulam naquela capital em que eu me sinto em casa.