segunda-feira, 24 de março de 2014

DICAS DE VIAGEM:RINCÃO GAIA-PANTANO GRANDE/RS-MAIS FOTOS

Estou postando mais algumas fotos tiradas em 23.03.2014, no Rincão Gaia, em complemento ao blog anterior. Guido Callegari.





DICAS DE VIAGEM:-RINCÃO GAIA-PANTANO GRANDE/RS.






Distante 121km. de Porto Alegre, o Rincão Gaia,localizado no município de Pantano Grande/RS,é um sítio paradisíaco. Visitamos o local em 23.03.2014 e ficamos encantados com o que vimos. Guiados pelo biólogo Márcio, conhecemos antigos espaços onde existiam pedreiras de basalto, hoje ocupados por lagos de vários tamanhos que embelezam o Rincão,sede da Fundação Gaia. A dedicação do guia, ao nos explicar cada etapa do complexo, foi um aprendizado e motivo de conscientização sobre o desenvolvimento sustentável, com respeito à natureza, filosofia defendida por Lutzemberger. A obra foi idealizada e construida pelo ecologista,que a deixou como legado. Nos 30 hectares que integram a propriedade podem ser vistos jardins com grande variedade de plantas,inclusive carnívoras, cactários com uma diversidade incrível de espécies.O pequeno lago por onde iniciamos nossa caminhada, inspirado na obra de Monet, contém as Ninféias, flores semelhantes à Vitória Régia,existente na Amazônia. Vários espaços com bancos para descanso permitem que o visitante aprecie a beleza paisagística, além de um deque flutuante que complementa a estrutura ali existente. Fomos recebidos com um café da manhã, composto por produtos orgânicos que nos deliciaram. A trilha que percorremos com Márcio, teve seu término no túmulo do idealizador do projeto.O almoço, servido na sede, também teve como componentes, alimentos ali produzidos. Um pequeno armazém possibilita a compra de alguns ítens como geléias, pães,queijos e outros produtos da região.Recomendo o passeio que deve ser préviamente agendado.Guido Callegari.

sábado, 22 de março de 2014

22 DE MARÇO- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O dia mundial da água foi criado pela ONU em 22-3-1992. Apenas 0,008% da água de nosso planeta é própria para o consumo e o homem está terminando com este valioso bem da natureza. Fala-se em Comemoração do Dia da Água, mas o que temos a comemorar? O lixo que jogamos no mar, rios e lagos? O desperdício, no dia-a-dia? O envenenamento de recursos naturais com agrotóxicos? Preocupados com isso, um casal de atores prendeu-se em uma rede contendo grande volume de lixo, ficando durante horas, pendurados em uma das pontes do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. O objetivo era conscientizar a população sobre a poluição das águas, usando como exemplo, aquele local. Criativos, surpreendendo os passantes e a Mídia com sua performance, lembraram o papel do artista diante da situação em que se encontram os ecossistemas aquático urbanos de Porto Alegre. Com a fisionomia revelando cansaço, após sair da rede, falaram-me sobre seu trabalho,que denominam: A Possibilidade da Arte sobre as águas de Porto Alegre. 

                                                                           




segunda-feira, 3 de março de 2014

POLÊMICA SOBRE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fundado há mais de 40 anos necessita ser ampliado para melhorar em muito o atendimento de seus pacientes. É uma instituição exemplar, um hospital modelo, integrado à Universidade do Rio Grande do Sul. A polêmica que atrasou o início das obras de ampliação deve-se, no meu entender, à falha no projeto. Não concordo com a derrubada de 240 árvores, pelas razões expostas na matéria que pedi para Z.H. publicar e que anexo. Replantar as árvores em outro local não considero solução. Minha idéia é confortada pelo coordenador do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais -Paulo Brack, bem como Baiard Brocker, em texto publicado no Correio do Povo. Os defensores da derrubada das árvores, colocam como destaque, a saúde pública em primeiro lugar. Já pensaram nos 7 bilhões de reais gastos com a construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo? Se fossem aplicados na construção de hospitais, compra de equipamentos, contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, resultariam na geração de empregos formais e permanentes e não temporários como os decorrentes das obras mencionadas. Me parece que o Governo prioriza o esporte, em detrimento da saúde e educação o que é inaceitável quando vemos pacientes morrendo nas filas de atendimento do SUS. Vamos usar um pouco de bom senso e se for inevitável o corte, que seja nos salários dos políticos que aprovam projetos com intereses personalistas, dando uma figa para seus eleitores.