segunda-feira, 10 de junho de 2013

PELOTAS/RS-Dicas de Viagem

Distante 263 quilômetros de Porto Alegre, via BR216, de Pelotas festeja, até 16.06.2013, sua FENADOCE, em seus pavilhões onde, além das guloseimas, são expostos diversos artigos, atraindo um grande número de turistas.Tive oportunidade de rever Pelotas, após trinta anos de meu primeiro contato com aquela cidade. Naquela época, vi uma localidade sem graça, envelhecida pelo tempo. A beleza que nos transmitiu na recente visita, mudou minha concepção a respeito do município, famoso por suas Charqueadas, principal fonte da economia local, no início de sua história.Depois de provar os deliciosos doces caprichosamente elaborados por descendentes da colônia portuguesa, ali presente, fiz algumas tomadas fotográficas do Centro Histórico, que repasso aos amigos.  
                                                                       
Catedral do Redentor-Igreja Anglicana, coberta por uma hera que, na primavera reveste de verde toda sua fachada. Por sua cobertura, é apelidada de "Igreja Cabeluda". Em sua lateral, o Jardim do Silêncio acolhe os fiéis que ali relaxam e cuidam das flores. 
                                                                           

Mercado Público: Totalmente restaurado, guarda alguma semelhança com nosso Mercado Municipal. Difere, pelo fato de ter apenas um andar, mas suas torres são detalhes que o destacam. Considero um dos prédios mais belos da cidade. Estilo neo-clássico, foi construído em 1848 e sua torre do relógio e o farol de ferro foram importados de Hamburgo, Alemanha.
                                                                            

Biblioteca Pública Municipal

  Casarão com riqueza arquitetônica, edificado para o Charqueador José Vieira Viana, no início do século XIX, reformado em 1886.-Localiza-se junto à Praça Cel. Pedro Osorio.
                                                                         


Catedral de São Francisco de Paula: Desgastada em sua fachada externa, guarda, em seu interior grande parte da obra de Aldo Locatelli, que impresiona por sua beleza.
                                                                            


Nenhum comentário: