sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CONHECENDO BRASÍLIA- FINAL

Além de algumas fotos do Palácio Itamaraty, com suas plantas embelezando a fachada, posto outras, expondo o Residencial do Flat onde ficamos na zona hoteleira de Brasília, junto ao Lago Paranoá que nunca imaginei fosse tão grande em tamanho e beleza. Resta agradecer ao meu filho Athos, que permanecerá trabalhando na Capital Federal por longo espaço de tempo, no STJ, e que, além de me oportunizar o conhecimento de Brasília, foi uma companhia constante, agradável e protetora deste blogueiro que encerra aqui uma trajetória que não julgava trilhar, mas que foi altamente positiva em todos os seus aspectos.

                                                                             
Praça da Torre de TV-Centro.




Viaduto junto à Rodoviária de Brasília.

Residencial onde ficamos.

Flores, junto ao Teatro Nacional 

Flores, junto ao Conjunto Nacional(Shopping).

Museu do Senado.

Com o filho Athos, nos jardins do Flat.
Lago Paranoá

Com o filho Athos, no Residencial.

CONHECENDO BRASÍLIA-9a. ETAPA

Vista externa



Interiores do Congresso


Gabinete da Presidência.

Interiores

Interiores

Túnel de acesso entre as duas Casas Legislativas

Plenário

Plenário. Palco onde personagens políticos decidem sobre as vidas de um povo espectador e esperançoso.

Despedida.
Aqui, coloco algumas fotos do Congresso Nacional e alguns ambientes de seu interior, conhecidos durante visita-guiada.

CONHECENDO BRASÍLIA- 8a. ETAPA

Neste espaço estou postando algumas fotos tiradas junto à Praça dos Três Poderes- O Espaço Lúcio Costa, O Museu da Cidade, o Panteão da Liberdade, o Fórum das Palmeiras Imperiais, e outros.  

                                                              










CONHECENDO BRASÍLIA-6a. ETAPA

Prossegui em minha caminhada por Brasília, enfrentando o clima extremamente seco, que o gaúcho tende a estranhar passando pelo desconforto dele decorrente. Muita água foi necessária em minhas caminhadas, mas a visitação de locais tantas vezes divulgados pela Mídia compensou a sensação causada pela falta de umidade no ar, que chegava às vezes a menos de vinte por cento. Conheci, então o Museu Nacional, próximo da Biblioteca e do Congresso. Achei o interior do Museu bastante interessante. Ali encontrei exposta uma obra de Vic Muniz, que trouxe parte de seu acervo para Porto Alegre,permitindo conhecermos seu trabalho no Santander Cultural.  Tive oportunidade, também de registrar minha presença junto ao Memorial J.K.

                                                                       
VISTA EXTERNA DO MUSEU


INTERIORES




OBRA DE VIC MUNIZ

TELA DO ACERVO DO MUSEU

TELA DO ACERVO DO MUSEU

MEMORIAL J. K.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CONHECENDO BRASÍLIA-5a.ETAPA

Nessa etapa, iniciei conhecendo a Catedral Metropolitana Na.Sa.Aparecida, projetada por Oscar Niemayer. Foi o primeiro monumento a ser criado na cidade.Seus vidros externos transparentes, esculturas em bronze, representando os quatro evangelistas, de autoria de Alfredo Ceschiatti, os três anjos suspensos por cabos de aço em seu interior, são elementos que merecem destaque, além da Via-Sacra, obra de Di Cavalcanti e uma escultura da Pietá. A Biblioteca Nacional, também conhecida por Biblioteca Nacional de Brasília -Leonel de Moura Brizola- é outro monumento que faz parte do Complexo Cultural da República. Já o Teatro Nacional,com bela estrutura arquitetônica, carece de manutenção externa e interna.

                                                                            
CATEDRAL DE BRASÍLIA






BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA-LEONEL DE MOURA BRIZOLA.


TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO